sexta-feira, 1 de maio de 2009

1º de Maio Dia dos Trabalhadores.













O 1º de Maio da CGTP-IN, que reuniu muitos milhares de trabalhadores foi uma poderosa manifestação contra a política de direita, uma manifestação de confiança, determinação e alegria. Uma afirmação de que não só é necessário como é possível conquistar uma política diferente para o nosso país.


Em 1886, no primeiro dia de Maio, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, exigindo a redução do horário de trabalho para as oito horas, 48 horas semanais. A manifestação teve repressão policial, para tentar dispersar os trabalhadores que lutavam por melhores condições de trabalho. Dezenas de operários foram mortos e feridos.

Passados todos estes anos, os trabalhadores portugueses continuam a sair à rua para lutar pelas conquistas de Abril, que tanto são atacadas pela política de direita dos sucessivos Governos PS e PSD, com ou sem CDS. A luta pelo horário de trabalho, continua actual, quando no Parlamento Europeu se pretende aumentar a jornada de trabalho para 65 horas semanais.

Hoje, os trabalhadores dizem basta aos baixos salários, ao aumento do desemprego, à revisão para pior do Código do Trabalho e da Legislação Laboral da Administração Pública, à precariedade, ao aumento do horário de trabalho.


1º de Maio: Saudação dos eleitos da CDU da Assembleia Municipal de Loures.

Sem comentários:

Enviar um comentário