quarta-feira, 13 de maio de 2009

Não à entrega do centro de Sacavém à especulação imobiliária
Debate público, sábado 16 de Maio às 16h no jardim da Praça da República.









Antigo Convento de Nossa Senhora dos Mártires e da Conceição, no terreno do ex-Quartel de Adidos


A desactivação do Quartel de Adidos de Sacavém, liberta, bem no centro da cidade, uma parcela de terreno imprescindível ao harmonioso desenvolvimento da cidade de Sacavém, e da zona oriental do concelho de Loures de que a Portela faz parte. Uma oportunidade única ignorada pelo Governo PS que entregou esta importante parcela da cidade à especulação imobiliária, sem acautelar os interesses e as necessidades das populações locais.

Mais recentemente a Câmara PS de Loures, mais sensível às pretensões do empreendedor imobiliário do que às necessidades de desenvolvimento urbano e social de Sacavém, prepara-se para autorizar índices de construção que quase duplicam os valores recomendados, e que vão muito além do que é desejável.

O que está a acontecer em Sacavém com o Quartel de Adidos, é semelhante ao que a Câmara PS de Loures fez com os terrenos do INDEP de Moscavide, e vai no mesmo sentido do que, neste caso em parceria com a Parque Expo, se pretende fazer ao Parque do Trancão.

Comprometendo as gerações presentes e futuras, está-se a alienar a derradeira oportunidade de dotar esta zona oriental do concelho de Loures, em que a Portela está inserida, com os equipamentos públicos e espaços de recreio e lazer, corrigindo ao mesmo tempo os sérios problemas urbanísticos desta zona do concelho, onde encontramos densidades populacionais muito acima do que seria razoável.

Problemas que em vez de se corrigir, se continuam a agravar com consequências negativas, como a sobrecarga duma rede viária insuficiente para o que existe, quanto mais para o que se quer acrescentar. Aqui na Portela corremos o risco, de num espaço de poucos anos, vermos as nossas ruas invadidas por automobilistas a fugir aos inevitáveis engarrafamentos que estas novas urbanizações irão seguramente agravar.

Por tudo isto o futuro dos terrenos do Quartel de Adidos é uma questão que também interessa à Portela. Por isso também apelarmos à participação no debate sobre o futuro dos terrenos do Quartel de Adidos, que a CDU de Sacavém promove no próximo sábado 16 de Maio às 16 h, no Jardim da Praça da República.














Ver comunicado da CDU de Sacavém, sobre os terrenos do antigo Quartel de Adidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário