terça-feira, 12 de maio de 2009

Campanhas eleitorais e civismo.
















Num curto período de poucos meses em que vamos eleger os representantes ao Parlamento Europeu, às Juntas de Freguesia, às Câmaras Municipais, e à Assembleia da República, é natural que a luta política partidária se agudize, que os ânimos aqueçam e que se cometa por aí uma ou outra insensatez.


Nos últimos dias para além dos incidentes do 1º Maio que, independentemente da gravidade que tenham efectivamente assumido, são sempre de condenar de forma clara e inequívoca, temos também outros casos, como a retirada dos pendões da CDU colocados na Avenida da Liberdade por apoiantes da UGT, incluindo um seu dirigente devidamente identificado pela polícia.

De maior gravidade é o caso da utilização num vídeo de propaganda do PS de crianças da escola de Castelo de Vide, de que o Secretário-geral do PS já pediu desculpa aos pais, mas em que ainda falta apurar quem, dentro do Ministério da Educação, autorizou aquele abuso incompatível com o regime democrático em que vivemos, em que para além da falta de escrúpulos na utilização de crianças duma escola pública para propaganda política, temos o partido que está no Governo, a usar os meios do Estado para fazer propaganda partidária.

Por último, e para amenizar, a estória da papa Maizena, em que se envolveram os vizinhos, que para tudo o que é importante há muito vivem realmente em "união de facto", do Bloco Central.


Na Portela onde, entre os representantes das várias forças políticas vigoram relações de respeito e cordialidade, e entre os habitantes está igualmente enraizado o são espírito de convivência democrática, pensamos que é seguro encarar com toda a tranquilidade a intensa época política que está agora a começar.

E sobre o cartaz da CDU, com a nossa camarada Ilda Figueiredo, que está ali em frente da entrada do Centro, e aqui mostramos com uns acessórios perfeitamente dispensáveis, não vamos aproveitar para fazer qualquer tipo de especulação ou acusação aos nossos adversários políticos. Será provavelmente o resultado de mais um acto de vandalismo, do tipo riscar a pintura de carros e incendiar cestos de papéis, que embora não muito frequentes na Portela, incomodam e perturbam a vida pacata do nosso bairro.

E se os “vândalos” também nos lêem, daqui apelamos ao seu respeito pela propaganda e actividades de todos os partidos, e a um maior apreço e consideração pelo espaço público que a todos pertence.

Sem comentários:

Enviar um comentário