quarta-feira, 29 de abril de 2009

Parque do Trancão: não ao betão, não à especulação
Todos à Caminhada da CDU, sábado 2 de Maio às 15:30, Largo 5 Outubro, Sacavém.




Antevisão do Parque do Trancão, ao fundo o Tejo, à esquerda o Trancão.


Clique na imagem para aumentar.

A Câmara PS de Loures e a Parque Expo estão a entender-se para liquidar o aguardado Parque do Trancão - no local onde em alguns dias ainda se pode ver, logo ali do outro lado do rio Trancão, a dezenas de metros, flamingos e outras aves migratórias da vizinha Reserva Natural do Estuário Tejo - entregando parte da área que mostramos na imagem, à especulação imobiliária e ao betão.

A área do Plano de Pormenor 6 (PP-6), e parte da área do Plano de Pormenor 5 (PP-5), que estavam caracterizadas genericamente como de utilização colectiva de recreio, lazer, cultura e desporto, estão agora a ser retalhadas para usos diversos que nada têm a ver com o que estava previsto para aquela vasta área.

A imagem que mostramos acima, e que reflecte o tipo de uso inicialmente previsto para o local, tem sido também utilizada pelo promotor do empreendimento que se vê em primeiro plano, empreendimento que está de acordo com o plano inicial (PP-5). A concretizar-se a alteração dos usos que agora se quer impor, ir-se-ia igualmente defraudar as legítimas expectativas de quem está a comprar aqueles apartamentos.

Apesar de haver já um acordo entre a Câmara de Loures e a Parque Expo, a alteração de uso daqueles terrenos está ainda sujeita a outras autorizações, e terá necessariamente de ser submetida a discussão pública.

Embora aqueles terrenos façam parte da freguesia de Sacavém, o Parque do Trancão, com os usos públicos que estão previstos, interessa também às populações das freguesias vizinhas, como Moscavide, Portela, Prior Velho, Camarate e Bobadela, que já não dispõem de espaço que possa vir a ser afectado às utilizações que estavam contemplados para o Parque do Trancão.

Por isso é importante que a Caminhada da CDU em defesa do Parque do Trancão, organizada pela CDU de Sacavém, contra as decisões da Câmara PS de Loures, no próximo sábado 2 de Maio, com concentração às 15:30 no Largo 5 de Outubro, e destino à foz do Trancão, conte também com o apoio da população das freguesias vizinhas.

Façamos desta Caminhada da CDU em defesa do Parque do Trancão, a primeira acção da luta contra a entrega daqueles terrenos à especulação imobiliária e ao betão, e pela definição, com ampla consulta pública, dum Plano do Parque do Trancão que faça daquela vasta área, vizinha da Reserva Natural do Estuário Tejo, um pólo público de recreio, lazer, cultura e desporto ao serviço da população da zona oriental do concelho de Loures, e da própria Área Metropolitana de Lisboa.






Clique na imagem para aumentar.










Clique na imagem para aumentar.


Planta com zonas dos PP-5 e PP-6 assinaladas.

Declaração de voto dos Vereadores da CDU da Câmara de Loures sobre o Plano de Pormenor 5 e Plano de Pormenor 6 da zona da Expo 98, Parque do Trancão.

Moção dos eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Loures sobre a alteração dos Planos de Pormenor da zona norte da Expo (PP6 E PP5).

Comunicado da CDU de Sacavém: Foi você que pediu mais betão na foz do Trancão? Nós não.

1 comentário:

  1. Era bom demais para ser verdade...é por isso que eu não gosto de descampados... ou entram ciganos, ou bairros degradados, ou urbanizações novas...

    E ninguém os pára em Portugal.
    Vai fazer, sem dúvida, umas habitações bonitas...PP6 boa sorte.. é triste.

    ResponderEliminar