quarta-feira, 22 de abril de 2009

Felicidade e qualidade de vida
Crianças portuguesas atrás na Europa, e crianças do concelho de Loures atrás na área de Lisboa.












De acordo com um estudo da Universidade de York, divulgado ontem, e a que se refere o Público de hoje, as crianças da Holanda são as que estão à frente no bem-estar e qualidade de vida, numa lista de 29 países europeus, elaborada a partir de 43 critérios como saúde, pobreza, comportamentos violentos, situações de risco, ou literacia.


Portugal encontra-se na parte de baixo da tabela, ocupando a 21ª posição, ultrapassado inclusive por países que aderiram mais recentemente à União Europeia como a Eslovénia, Chipre, Republica Checa, Eslováquia, Estónia e Polónia.

Também já em Junho do ano passado a comunicação social deu larga cobertura à publicação do estudo “Um olhar sobre a população infantil”(1) que envolveu 5 000 crianças, dum total de 32 000, dos 3º e 4º anos do ciclo básico, das escolas públicas de sete concelhos da área norte de Lisboa, incluindo Loures.

Nesse estudo, como infelizmente acontece noutras áreas, desde que o PS está à frente da Câmara, Loures é mais uma vez notícia pelas piores razões, partilhando com a Amadora o fundo da tabela no conjunto dos vários critérios, por exemplo, com a maior a percentagem de crianças que afirmam "não gostar do bairro onde vivem", e que se dizem "infelizes com a vida que têm". E nalguns casos com Loures como o pior concelho, por exemplo, com 45% das crianças a queixarem-se de ter frio nas salas de aula.

Confrontado com os resultados do estudo realizado a partir de um projecto em parceria entre o Instituto de Apoio à Criança, o Instituto Superior de Economia e Gestão, a Direcção Regional de Educação de Lisboa e as próprias Câmaras Municipais, o Presidente da Câmara PS de Loures, começou por pôr em causa a seriedade do estudo, e de seguida, juntando injúria ao insulto, em resposta à jornalista que o questionou sobre as crianças de Loures estarem entre as mais infelizes, põe-se a falar em arranjar palhaços para ir às escolas.

PS no Governo, e PS na Câmara de Loures, uma dupla a dispensar na primeira oportunidade, lá para Setembro/Outubro.

(1) Um olhar sobre a população infantil – Análise da Condições de Vida das Crianças, de Amélia Bastos, Graça Leão Fernandes, José Passos, Maria João Malho, Edições Almedina.

Sem comentários:

Enviar um comentário