terça-feira, 8 de setembro de 2009

Sério problema de saúde pública
Praga de ratos no Bairro Bensaúde ameaça habitantes do bairro e de zonas circundantes na Portela.













O Bairro Bensaúde, aqui do lado sul da Portela, resulta de um protocolo, celebrado em 2001, entre as Câmara de Lisboa e de Loures, para realojar habitantes de diversos bairros precários de Lisboa, e 100 famílias do bairro da Quinta da Vitória, freguesia da Portela.

A gestão do bairro, situado no concelho de Lisboa, pertence à GEBALIS, empresa municipal de Lisboa, tristemente conhecida pelo desleixo a que vota os bairros à sua responsabilidade.

Em Março passado, na sequência de uma visita ao Bairro Bensaúde, os Vereadores do PCP fizeram uma intervenção na Assembleia Municipal de Lisboa, denunciando a existência de diversos problemas que nalguns casos se arrastam há já bastante tempo.

Voltando em Agosto ao Bairro Bensaúde os Vereadores do PCP constatam que se mantêm os mesmos problemas, nomeadamente a existência de ratos em muitos prédios do bairro o que, segundo os moradores decorre de facto das garagens estarem fechadas, sendo aí que proliferam os ratos. Há moradores que foram obrigados a tapar todos os buracos na sua habitação, incluindo as chaminés, para evitar a invasão.

No Lote A6 ocorreu um incêndio há cerca de dois meses, sendo ainda visíveis as marcas do mesmo na área da escada e na porta de habitação (1º A). O elevador deste lote encontra-se avariado e a escada apresenta áreas de esgoto a descoberto.

Num Requerimento apresentado ao Presidente da Câmara PS de Lisboa os Vereadores do PCP exigem a rápida solução destes problemas, nomeadamente a desratização, problema grave de saúde pública para os habitantes do bairro, e que, acrescentamos nós, a não ser prontamente resolvido, ameaça alastrar às zonas circundantes: Quinta da Vitória e prédios da freguesia da Portela que se encontram na proximidade dos edifícios do Bairro Bensaúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário