quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Julgado de Paz nas instalações do Cine Portela
Como é costume, os habitantes da Portela são sempre os últimos a saber











Clique na imagem para aumentar


A agora anunciada vinda para o Centro Comercial dos Julgados de Paz, sempre é melhor do que a situação que se arrasta há muito anos, de ter todo aquele espaço para ali ao abandono.

Mas o interesse para a população da Portela dos Julgados de Paz na freguesia é muito reduzido, e o seu contributo para a necessária revitalização do Centro Comercial, muito modesto.

Aqui há tempo falou-se da vinda para aquela área duma Loja do Cidadão, que isso sim teria uma real utilidade para os moradores da Portela, e traria decerto para o Centro um movimento significativo de habitantes da Portela e de freguesias à volta, mas nada se concretizou.

No Programa da CDU para a Junta de Freguesia da Portela colocamos a possibilidade da utilização das instalações do Cinema para uma Casa de Cultura e Empresas, destinada a actividades de cultura, recreio e empresariais.

Nesta última vertente responderia a um vazio existente nesta zona do concelho, oferecendo às pequenas empresas, e outras instituições, um auditório e salas de trabalho onde poderiam reunir com clientes, apresentar produtos e serviços, dispor dum conjunto de facilidades, que pela sua utilização esporádica, em muitos casos, não é rentável ter numa pequena empresa.

Uma Casa de Cultura para realização de espectáculos, funcionamento de um cineclube e/ou dum grupo de teatro, debates, exposições, etc., seria um local de encontro e convívio para jovens e menos jovens, de habitantes da Portela e de freguesias vizinhas.

Actualmente no período nocturno o funcionamento do Centro é muito reduzido. Uma Casa de Cultura traria mais vida ao Centro, particularmente no período entre as 20 e as 24 h, contribuindo assim para que a Portela à noite tivesse também mais movimento e segurança.

Mas esta ou outra hipótese é algo que em primeiro lugar diz respeito aos moradores da Portela, os principais interessados nos equipamentos que aqui não temos: Centro de Saúde, esquadra da PSP, Centro de Dia, Creche, Casa de Cultura, Biblioteca, Auditório ou Sala de Cinema, Centro de Juventude, Junta de Freguesia.

Por isso a CDU propõe no seu Programa uma ampla discussão pública sobre os equipamentos que os moradores consideram prioritários e qual o melhor local para a sua implantação.

Para que os habitantes da Portela não sejam sempre os últimos a saber, mas os primeiros a dizer aquilo que desejam para o futuro da sua freguesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário