sexta-feira, 31 de julho de 2009

Para as crianças que aqui moram nascidas em 2005 e 2006, este ano há vaga para UMA na EB1/Jardim de Infância da Portela.















Não é novidade a falta de lugares no Jardim de Infância da Portela mas, de acordo com as listas de admissão publicadas hoje, a situação para este ano lectivo de 2009/2010 é mesmo muito má.

Não existem dados recentes sobre a população da Portela, mas em 2001, de acordo com Censo da população, havia na Portela cerca de 250 crianças com 3 e 4 anos. A experiência de quem aqui vive diz-nos que hoje haverá certamente mais. Faça o leitor uma estimativa de quantas crianças com menos de 6 anos havia no seu prédio em 2001 e quantas há agora, e muito provavelmente o número actual é bem superior.

Com vaga apenas para UMA, provavelmente mais de 300 crianças com 3 e 4 anos não tiveram lugar na EB1/JI da Portela. Mas se for ver a lista das crianças não admitidas, apenas lá estão 59. É que aquilo que os pais já sabem sobre a falta de lugares no Jardim de Infância, e a própria informação que é dada nas escolas, faz com que a maioria não se dê sequer ao trabalho de inscrever os filhos, o que acaba por ser muito conveniente para o Ministério da Educação e Câmara Municipal PS, que assim podem tentar minimizar as suas responsabilidades neste grave problema.

Pensará o leitor que existe ali uma alternativa na EB1/JI de Moscavide à entrada da Portela, mas aí a situação é, se é possível falarmos assim, ainda pior. Nascidas em 2005 e 2006 foram admitidas nessa EB1/JI ZERO crianças. Isso, leu bem, NENHUMA.

Claro que de todas aquelas crianças que não têm lugar no Ensino Público, muitas estarão no ensino privado, algumas por preferência dos pais, mas na maioria dos casos é a falta de lugar ou condições no Ensino Público que força os pais a recorrer ao ensino privado. Com o que isso significa em peso no orçamento familiar ao fim do mês e em canseira diária de levar e buscar as crianças à escola, para os pais, e de mais poluição e engarrafamentos, para todos nós.

Conforme Teixeira Machado refere na carta aos moradores da Portela uma das prioridades da CDU é a garantia de lugar nas escolas locais para as crianças e jovens da freguesia. E é isso que continuará a nortear a nossa actuação, na freguesia e no Câmara de Loures: a existência dum Ensino Público de qualidade, aberto a todas as crianças e jovens, na freguesia e no Concelho.

Sem comentários:

Enviar um comentário