sexta-feira, 26 de junho de 2009

Lista CDU à Assembleia de Freguesia
Carta de Teixeira Machado aos moradores da Portela.

















Clique na imagem para aumentar.


Caro(a) morador(a) da Portela

A lista da CDU à Assembleia de Freguesia da Portela, que alia experiência com juventude, apresenta no topo das suas prioridades a questão dos equipamentos colectivos que fazem falta na Portela, a conclusão do realojamento da Quinta da Vitória, a garantia de lugar nas escolas locais para as crianças e jovens da freguesia, a valorização e cuidado do espaço público, o reforço da segurança, as necessidades e expectativas de sectores específicos da população como os jovens e os idosos.

Comprometemo-nos a dinamizar uma ampla discussão pública sobre os equipamentos que os moradores da Portela considerem prioritários (Centro de Saúde, Junta de Freguesia, Centro de Dia, Casa da Cultura, campos de jogos informais…) e o destino a dar aos terrenos da ex-escola Vasco da Gama e da Quinta da Vitória que, em nosso entender, não devem servir para beneficiar a especulação imobiliária, mas sim a população da Portela.

Em colaboração com a Câmara Municipal de Loures, que esperamos venha a ser dirigida pelo Dr. Paulo Piteira, também morador na Portela, continuaremos a defender a vinda do Metro à Portela e procuraremos soluções intermédias, como uma ligação rodoviária, prática e regular, à linha vermelha do Metro. Dedicaremos ainda especial atenção a outras questões relacionadas com a mobilidade e o estacionamento.

Com a CDU poderá contar com autarcas abertos às suas opiniões e expectativas, responsáveis e empenhados na defesa da melhoria da qualidade de vida dos moradores da Portela.

Teixeira Machado

Cabeça de lista da CDU à Assembleia de Freguesia da Portela, e actual eleito na Assembleia de Freguesia da Portela

3 comentários:

  1. Eu espero espero espero. O que?
    Muita coisa. Mas nada feito. Hmm... fizeram-se as piscinas no ano passado.

    Só desde que a Dra. M. Geni Veloso das Neves é presidente da junta de freguesia é que a Portela despertou. Neste momento dá gosto passear por aqui. Está cada vez mais verde. Mas ainda há muito a fazer.

    Mas agora é preciso mudança outra vez, será que o Senhor vai fazer a diferença? Ou fará a Portela continuar a tributar as obras no resto do concelho de Loures em prol da igualdade e do equilíbrio social ?

    ResponderEliminar
  2. GNL

    Os jardins da Portela, e vários estacionamentos, foram de facto feitos pela C.M.Loures no mandato do Eng. Adão Barata, da CDU.
    Agora passados 8 anos parece que a Câmra PS lá vai fazer o resto do que estava planeado. Benditas eleições!

    A Junta de Freguesia, presidida pela Drª Geni, tem tratado bem do que existe e acrescentado uns pormenores agradáveis, por exemplo os vasos de flor nos candeeiros.

    ResponderEliminar
  3. A questão do “quem dá mais”, salta sempre para primeiro plano quando cheira a eleições.

    Fazem-se promessas que não são para cumprir, vende-se muita “banha da cobra”. Quando será que o cidadão comum separa o trigo do joio.

    Quem mora na Portela quer o melhor para a Portela. Não tem sido difícil à CDU estabelecer acordo com outras forças políticas, sobre o que é bom ou mau para a Portela.

    Apresentamos uma lista concorrente à Assembleia de Freguesia, que alia experiência com juventude, e que procura o confronto saudável confronto de diferentes sensibilidades, incentivando a discussão dos diferentes temas de interesse para a Portela.

    A talhe de foice cito a questão dos realojamentos da Quinta da Vitória. Não esquecer que o que está a ser feito, já vem do período da gestão CDU da CM Loures, só que o ritmo é muito mais lento do que o inicialmente planeado, e o percurso é outro. Vamos ver a que preço. Que equipamentos colectivos vão ser instalados naquele terreno?? Ou será uma “floresta de betão” com os inevitáveis inconvenientes para a Portela, derivados do aumento da, já de si grande, densidade populacional??

    Não há lugar nas escolas do pré-escolar, para a maioria das crianças da Portela, muitas delas “empurradas” para instituições privadas. É preciso mais instalações e serviços. Claro que isto colide com a política ultra-economicista dos partidos que se cruzam no poder. Qual o papel da Junta de Freguesia?? E da Câmara?’ e do Governo??

    Há questões de fundo, de natureza política, económica, e social, que têm vindo a ser mal tratadas pelo PS/PSD/CDS, nos sucessivos governos. São questões que condicionam muito a vida dos cidadãos – DESEMPREGO – ESTABILIDADE – SALÁRIOS – EDUCAÇÃO – SAÚDE – HABITAÇÃO.

    Os trabalhadores que “dizem” ser preguiçosos e calões cá dentro, são muito bons lá fora. Porquê?? É óbvio que o mal não está nos trabalhadores, mas sim na gestão. O poder político dominante, em vez de atacar o mal pela raiz, submete-se aos ditames do poder económico – O PODER REAL - , ou seja, amplia o mal.

    A posição da CDU nesta matéria, é radicalmente diferente. Temos de romper com este estado de coisas, mas nada se consegue sem o apoio dos que produzem a riqueza.

    Os políticos não são todos iguais. Nós somos diferentes.

    No plano do Poder Local, a questão coloca-se de maneira diferente, mas a contradição entre o que se diz e o que se faz, permanece. Sabe que a taxa de execução dos orçamentos da Junta de Freguesia, ronda os 30%. Sabe a quanto montam os depósitos bancários da Junta de Freguesia?? E os enormes saldos que transitam de uns anos para os outros??

    A nossa ideia de dinamizar uma ampla discussão pública na Portela, tem como finalidade dar a palavra aos cidadãos. Definam colectivamente as prioridades de investimento. Mobilizem-se para obrigar os órgãos de poder JF/CM/Governo/… a cumprir o que prometeram e o que planearam.

    Muito há a dizer sobre estas questões, que não cabe nestas linhas. Não contestamos o que outros façam bem feito, mas sabemos que temos condições para fazer mais e melhor e, sobretudo, de forma diferente.

    ResponderEliminar