segunda-feira, 22 de junho de 2009

Ciclovias na Portela? E porque não?

















Talvez não tenha pensado nisso, mas a bicicleta é o meio de transporte mais eficiente do planeta. Sim, leu bem. O mais eficiente. E por esta simples razão: nenhum outro consegue, com a mesma quantidade de energia, levá-lo tão longe. Nenhum carro, nenhuma moto. Nenhum foguete espacial, avião ou comboio, por mais sofisticados que sejam, conseguem igualar a eficácia energética deste tipo de veículo.

Ainda não acredita? Imagine a energia contida num hambúrguer: 590 kcal. Um carro consegue, com esta quantidade de energia, andar 800 metros. Uma pessoa a pé, 15 km. Numa bicicleta 42 km. Mas há mais. É um meio de transporte barato (totalmente auto-sustentável energeticamente), é do mais ecologicamente correcto que existe e não exige nenhuma aptidão especial. Até porque, ao que parece, nunca nos esquecemos de como andar numa.

Claro que também há desvantagens. A principal é que nenhuma bicicleta anda sozinha. Nem as eléctricas. Mas o facto de a bicicleta necessitar do nosso esforço, até nem é grande desvantagem. O corpo agradece o exercício.

Quem viaja pela Europa certamente já deve ter reparado que há muita gente que faz da bicicleta o seu meio de transporte principal. Em Amesterdão, Copenhaga, Berlim, Oslo, Londres, Paris. Mesmo entre nós há cada vez mais pessoas a utilizar bicicletas em meio urbano. A articulação com os transportes públicos começa a ser real, garantindo uma efectiva mobilidade aos utilizadores da bicicleta.

Ciclovias, Ecovias e Ecopistas, quando bem projectadas apresentam condições de segurança, quer em meio urbano quer fora dele. No total, há mais de 50 destas vias em todo o país, perfazendo mais de 750 km de percursos cicláveis.

Já é altura de pensarmos nisto para a Portela, não acha?



Resumo adaptado do artigo “Uma questão de pedalada” na Revista Única do Expresso de 20/6/2009

3 comentários:

  1. Já se pensou. Mas de se pensar à acção vai um bocadinho... eu vou andando aqui às voltas... e chego a ir até Sacavém, à pequena ciclovia que lá existe.. mas faltam aqui na Portela.. e à espaço.. enquanto isso, vou rezar para que não me atropelem enquanto ando de bicicleta..

    ResponderEliminar
  2. Diz GNL: "vou rezar para que não me atropelem quando ando de bicicleta"

    E é provável que não seja o único que reza. Por isso também achamos que já vão fazendo por aqui falta umas ciclovias. Para onde? Parque Expo, via Moscavide? Para a futura estação de Metro de Moscavide, via urbanização do Cristo Rei?

    Como diz Teixeira Machado na Carta aos Eleitores, estamos abertos às sugestões de todos. Mandem-nos as vossas.

    ResponderEliminar
  3. Há espaço.. ups.. erro..sorry

    ResponderEliminar