terça-feira, 11 de agosto de 2009

Paulo Piteira em conferência de imprensa da CDU
Aterro no Trancão, mais um atentando ambiental a agravar risco de cheias em Sacavém.







Clique nas imagens
para aumentar


Um atentado ambiental que vem agravar o risco de cheias na baixa de Sacavém, foi assim que Paulo Piteira se referiu ontem, numa Conferencia de Imprensa convocada pela CDU, ao aterro ilegal na margem do Trancão, no local que mostramos na imagem da esquerda, notícia que pode ver também no Jornal de Notícias de hoje.

A impermeabilização de cerca de 35 mil metros quadrados da margem do Trancão, vai impedir a infiltração de águas em tempo de chuvas, e ao mesmo tempo afunilar o leito do rio e aumentar o ímpeto do seu caudal, o que inevitavelmente contribuirá para agravar o risco de cheias na baixa de Sacavém, explicou o candidato da CDU a Presidente da Câmara de Loures.

Refira-se ainda, que a ribeira da Apelação desagua no rio Trancão mesmo em frente do aterro, o que torna aquele local ainda mais sensível.

Para além de depositar terra no local, que terá aumentado o nível do solo em cerca de um a dois metros, a empresa Transai, responsável pelo obra que está a ser feita sem qualquer licenciamento, desde Maio deste ano, revestiu ainda de tout-venant (uma mistura de gravilha e pó de pedra) cerca de 14 mil metros quadrados do terreno em causa.

A Câmara de Loures garante que determinou "o embargo das operações urbanísticas não licenciadas", tendo a sociedade infractora sido notificada a 5 de Junho, mas o que é certo é que as obras prosseguiram depois dessa data, sem que se saiba de outras iniciativas da Câmara para parar mais este atentado ambiental, e repor o terreno na sua condição inicial.

Aliás, nesta zona do concelho esta não é a primeira vez em que a passividade e incompetência da Câmara PS de Loures permite este tipo de abusos, de graves consequências. Recorde-se o aterro feito na margem da Ribeira do Prior Velho, que de acordo com especialistas terá sido um dos factores que contribuiu para a severidade das cheias na baixa de Sacavém, de Setembro de 2007 (ver foto acima) e Fevereiro de 2008, e mais recentemente outro aterro na margem da Ribeira da Apelação, para servir de parque de contentores.

Na imagem da direita, ao fundo, pode ver a localização das ribeiras do Prior Velho e da Apelação de que estamos a falar, e na da esquerda outra imagem do Trancão antes da construção do aterro.

Claro que contra estas irresponsabilidades da Câmara PS de Loures, manifestou-se a CDU no passado: aqui a CDU de Sacavém, aqui e aqui os Vereadores da CDU na Câmara de Loures, e aqui e aqui os representantes da CDU na Assembleia Municipal de Loures; e mais recentemente: aqui no blog CDU Sacavém, e aqui no blog Vida Nova para a Bobadela.

Por isso pode a população do concelho estar segura de que, da parte da CDU, esta questão só estará encerrada quando os prevaricadores forem punidos, e estiver reposta a situação inicial daquele trecho do Trancão.







Clique nas imagens
para aumentar

Sem comentários:

Enviar um comentário