domingo, 4 de outubro de 2009

Faz hoje precisamente 99 anos
Proclamação da República em Loures


Junta Revolucionária de Loures


Em pé (da esquerda para a direita):
Jacinto Duarte, José Joaquim Veiga, Manuel Marques Raso, Joaquim Augusto Dias
Sentados (da esquerda para a direita):
António Rodrigues Ascenso, Augusto Herculano Moreira Feio, José Paulo d’Oliveira
Na foto não se encontra o oitavo elemento da Junta Revolucionária: José Ferreira Cleto




Exactamente a 4 de Outubro de 1910 que era o dia marcado pelos revolucionários republicanos para a instauração da República.

Boatos no dia 3 de Outubro de que o Governo Monárquico tinha tomado conhecimento da insurreição e posto alguns quartéis de prevenção, e o infeliz assassinato, também no dia 3, do chefe civil da revolta, Dr. Miguel Bombarda (que dá o nome ao hospital que o Governo PS está a desactivar para entregar os terrenos à especulação imobiliária) por um dos seus doentes mentais, levou a confusão às hostes republicanas e provavelmente esteve na base do suicídio do chefe militar da rebelião, Carlos Cândido dos Reis (o Almirante Reis que dá o nome à avenida que vai do Areeiro ao Intendente), o que tudo somado levou a que, em Lisboa, só a 5 de Outubro se tenham posto em marcha os planos para o derrube da Monarquia.

À falta de telemóveis, ou outros meios eficazes de comunicação, que a tivesse posto ao corrente do que se passava na capital, a Junta Revolucionária de Loures, a 4 de Outubro como inicialmente planeado, ocupa os Paços do Concelho na Rua Azevedo Coutinho, actual Rua da República, n.º 70, e hasteia a bandeira com as cores republicanas, o verde e o vermelho.

O edifício onde, na varanda do 1º andar, se começou a proclamar a República em Portugal ainda existe, mas como nos diz o nosso leitor Manuel Silva, indignado com o desprezo a que a actual Câmara PS de Loures vota o património do concelho, está num avançado estado de degradação que, esperamos nós, a nova vereação que iremos eleger no dia 11 e as comemorações do centenário da República ainda vão a tempo de o recuperar.









Edifício, agora com um "capacete metálico", onde foi proclamada a República em Loures. Foto enviada pelo leitor Manuel Silva.

Sem comentários:

Enviar um comentário