terça-feira, 6 de outubro de 2009

Aqui na Portela
O bairro da Quinta da Vitória, que já foi o de maior diversidade étnica da região de Lisboa.









Ao fundo à esquerda prédios da Portela, à direita o Bairro Bensaúde.

Clique na imagem para aumentar.



Para quem entra na Portela pelo lado do Ralis, o bairro precário da Quinta da Vitória fica mesmo à direita. Com uma área de 28 609 metros quadrados, ali vivem ainda cerca de 800 pessoas, aguardando uma solução que se arrasta para a conclusão do realojamento dos habitantes do bairro. O terreno privado pertence à SOGIPORTO, empresa imobiliária ligada ao Finibanco.

O bairro surge nos anos 60, com as primeiras habitações de madeira construídas por pessoas vindas de várias partes do país, especialmente da Beira Alta. Em meados dos anos 70 e princípios dos anos 80, o bairro cresce com novas habitações acolhendo pessoas vindas sobretudo das antigas colónias, transformando-se no bairro de maior diversidade étnica da região de Lisboa.

Até 1993 a responsabilidade da habitação social pertencia directamente ao Governo, sendo nesse ano criada a legislação para os Programas Especiais de Realojamento, PER, que passaram a ser de responsabilidade conjunta do Governo e das Câmaras Municipais.

Os primeiros realojamentos e demolições na Quinta da Vitória acontecem em 1997, ligados à remodelação da Avenida Bensaúde, na altura da construção da Ponte Vasco da Gama e da Expo 98.

No final dos anos 90, ainda no tempo da CDU, foi acordado entre a Câmara de Lisboa e a Câmara de Loures o realojamento de 100 famílias no Bairro Bensaúde, continuando-se assim o realojamento iniciado em 1997. O Bairro Bensaúde, ao lado da Quinta da Vitória, pertence a Lisboa.

Daí para cá, com a mudança da Câmara de Loures para o PS têm-se sucedido os planos e promessas sem que se vejam quaisquer resultados, mas disso falaremos num próximo post.

Sem comentários:

Enviar um comentário